Runtó que é o tocador do atabaque Run, porque na verdade os atabaques Run, Runpi e Lé são Jeje. Axogun - É um ogan de suma importância no Candomblé, é o responsável pela execução sacrificial dos animais votivos, é um especialista no que faz.
Ogãs Cambonos(as) Ekédis
Os Servos Sagrados - Ogãs e Cambonos (as) Ekédis (Nos Candomblés)
Dentro do ritual do santo, existem funções (cargo) que são fundamentais para o bom andamento das funções do santo; Ogãs e Cambonos (as) (dentro da Umbanda) Ekédis (Nos Candomblés).
São considerados pelo próprio santo como servos sagrados, tendo a função de observar os trabalhos enquanto o Zelador (Pai no santo) ou Zeladora ( Mãe no Santo) encontra-se incorporado por uma das entidades chefes da casa.
Abaixo falaremos um pouco dessas duas funções, cuja a importância é necessária e em algumas situações são eles que impedem problemas dentro da casa do santo
Mãe ou Pai Pequeno
MÃE OU PAI PEQUENO
É a categoria que vem logo abaixo do babalorixá ou da Ialorixá; é quem substitui o chefe do terreiro quando necessário, como chefe de gira e na apresentação da parte teórica do desenvolvimento dos médiúns. Portanto, a Mãe ou Pai Pequeno é responsável pela continuidade do Terreiro, sempre dentro dos mesmos moldes praticados pela sua Mãe ou Pai Espiritual. Para tanto já deve ter feito todas as obrigações e estar preparado para assumir o Terreiro a qualquer momento.
Cambones
Funções
Servir a entidade e ao médium
Colaborar material e espiritualmente com o médium e com a entidade, antes, durante e depois do trabalho.
Orientar o consulente quando não entende, banhos, entregas, novas consultas, vibrações e o que for necessário.
Prestar muita atenção na consulta, para não ser infringida nenhuma regra ou regulamento da casa, e notando alguma anormalidade deve ser comunicado a chefe de cambono ou à hierarquia e, conforme o caso, babalorixá.
Deve apresentar honestidade e sigilo absoluto, não devendo nunca contar a ninguém o teor das consultas.
Não pode incorporar quando está atendendo a uma entidade, exceto quando autorizado pela entidade a quem estiver servindo.
Antes e durante os trabalhos
Levar todo material da entidade para seu respectivo lugar no terreiro (pemba, velas, ponteiros, bebida, fósforo, tabua, charutos, palheiros, cigarros, ervas, e eventuais outros materiais)
Servir a entidade em tudo que ela precisar.
Atenção: Você precisa efetuar um cadastro ou já ter cadastro no site para prosseguir.
Email: reidovudu@reidovudu.com.br www.reidovudu.com.br www.reidovudu.com
Telefone 0xx(34)99150-2401 CASO DE URGÊNCIA
Telefone Fixo do Templo 0xx(34)3662-3812